nov 212019
Bolo clássico de chocolate

É sempre aniversário de alguém: comemore com bolo

O bolo, seja ele qual for, tem aroma de afeto, de infância, de celebração, de família reunida. Agora imaginem se esse bolo for bolo clássico de chocolate, fofinho e com cobertura…

É praticamente impossível ficar indiferente perto dele!

O bolo de chocolate é uma receita muito fácil e se popularizou no século XX, com a disponibilidade e baixa do preço do cacau e do chocolate para culinária. É perfeita e agrada em cheio em qualquer ocasião. Afinal, já viram alguém triste comendo bolo?

Receita de bolo clássico de chocolate

Rendimento: 1 bolo retangular com 24 pedaços
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 50 minutos
Tempo total: 1h5min

Ingredientes para a massa do bolo:

– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 xícara de açúcar
– 4 ovos médios
– 3/4 xícara de óleo vegetal
– 1 xícara água em temperatura ambiente ou morna         
– 1 xícara de chocolate em pó
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes para a cobertura:

– 2 colheres de sopa de manteiga
– 3 colheres de chocolate em pó
– 3 colheres de açúcar
– 5 colheres de leite
– 150g de chocolate granulado (um pacote pequeno)

Modo de preparo do bolo de chocolate:

Prepare o forno, pré-aquecendo a 180°C.

Prepare os ingredientes secos: em uma tigela média, combine a farinha de trigo peneirada com fermento em pó e sal. Reserve.

Prepare os ingredientes úmidos: chocolate em pó, açúcar, os ovos, óleo vegetal e a água morna até que se forme uma mistura homogênea. A temperatura da água não pode ultrapassar 50°C para não coagular os ovos (cozinhar). Junte a mistura dos ingredientes úmidos aos demais ingredientes secos, misturando delicadamente com fouet ou espátula para incorporá-los. Coloque a massa numa forma untada com manteiga ou óleo e uma mistura de farinha de trigo e chocolate em pó e leve ao forno por 40 a 50 minutos. O tempo de cozimento pode variar um pouco, devido ao tipo de forno utilizado. O truque para saber se o bolo esta pronto é o cheiro maravilhoso que se espalha pela casa, ou através do teste do palito: abra o forno com cuidado e perfure o centro do bolo com a ponta de um palito. Se o palito sair limpo, o bolo está cozido.

Deixe o bolo esfriar e prepare uma cobertura.

Modo de preparo da cobertura:

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa até engrossar um pouco e soltar do fundo da panela. Desenforme o bolo e faça furinhos com o palito. Cubra o bolo com a cobertura e polvilhe o chocolate granulado.

É tão maravilhosa que é impossível comer só um pedaço. ☺


Write a Comment