out 032018
Parque Tingui e as delícias Ucranianas – Curitiba

Nas nossas férias, fomos passear em Curitiba. Cidade limpa, organizada, cheia de cultura, arquitetura e parques públicos maravilhosos. Tínhamos uma lista com mais de 15 locais que todo turista deve conhecer na cidade. Infelizmente, nosso tempo era curto e demos uma breve resumida.

O inverno gaúcho foi de muita chuva.  Nas férias a gente queria mesmo era ficar na rua e aproveitar o sol para tirar o mofo.

Fomos conhecer o Parque Tingui e seu Memorial Ucraniano.

O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. Os tinguis eram índios combativos, hábeis na execução de armas e utensílios de pedra. Orgulhosos de sua ascendência, tinham um belo porte, daí o nome tingui significar “nariz afinado”. (mais informações em clica aqui: 💻).

Memorial Ucraniano

O parque  abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições. No Memorial pode-se encontrar loja, palco, portal, mirante, monumento em forma de “pêssanka” (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, de caráter histórico/cultural, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.

 

Na lojinha do Memorial, além de garantir a minha Pêssanka, comprei alguns docinhos tradicionais para provar!

O nome deste docinho ucraniano é impronunciável. (S.O.S) 🇺🇦

Comprei um saquinho.

Lembra um croissant, pois tem a massa amanteigada e recheio de geleia de frutas.

 

 

 

 

 

Este segundo, de nome tão  impronunciável quanto o primeiro eu pensei: – pra que comprar? Chega de tanta comida…  Me senti madura num primeiro momento. Depois queria dar meia volta e comprar… 🙁

Se arrependimento matasse…

Estaria mortinha por ter comprado só um…
Deveria ter enchido o porta malas do carro! 🙌🏻

Dica do #comidatriboa: na dúvida, leve todos! Assim não haverá arrependimentos, nem brigas por comida! 🤗

O Memorial Ucraniano funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas.

A loja de artesanato em anexo ao Memorial Ucraniano mantém o mesmo horário.

O restante do parque fica aberto ininterruptamente.


Write a Comment