set 302018
Pizza da Vó Rosa

Amamos pizza. Qualquer receita, qualquer cobertura: sendo pizza, é sucesso!

Minha vó fazia a melhor “pizza de vó” do mundo (do meu mundo, com certeza!). Aquelas de massa alta, fofinha, cobertura de molho de tomate e cebola e sardinha. A receita passou para a minha mãe, que me passou e, hoje, divido esta delícia com vocês.

Ingredientes para a massa:

-1 pacote de fermento biológico;
-1/2 kg de farinha de trigo;
1 colher de sopa de sal;
– 1 colher de sopa de açúcar; 
-7 colheres de sopa de azeite (de sua preferência);
-1 copo de água morna;

Modo de preparo da massa:
Coloque o fermento em uma tigela grande com 1/2 copo de água morna e o açúcar, e misture. Deixe a mistura descansando por 5 minutos. Untar a forma com azeite. Na tigela do fermento, adicione a farinha, o sal e o azeite. Vá adicionando o restante da água morna aos poucos e misturando até obter uma massa homogênea e não muito mole. Abrir a massa na forma. Enquanto a massa descansa, vamos à cobertura.

Modo de preparo do molho:
-3 cebolas picadas;

-3 tomates picados;
-1 lata de sardinha;
-3 colheres de sopa de molho de tomate;
– Temperos à gosto;


Refogar a cebola, o tomate, a sardinha e o molho de tomate. Regular o sal e os temperos.
Preparada a cobertura, coloque a massa no forno em temperatura média (180ºC) e deixe assar por 15 minutos. Retire a massa do forno, adicione a cobertura e recoloque tudo no forno. Mais 20 minutos assando e… voilá!
Não custa nada dar uma furadinha na massa com um palito para ver se está realmente pronta. Se o palito sair sequinho, não tem erro: é só atacar essa maravilhosa “pizza de vó”.


Write a Comment